terça-feira, 10 de março de 2009

Resumo Histórico do Município de Taubaté parte 1

Apresentação de slids da cidade de Taubaté

1560 - Men de Sá, Governador-Geral do Brasil, incumbiu Bras Cubas de organizar uma expedição para a exploração do interior da Colônia. Essa expedição atravessou o Vale do Paraíba, passando por terras onde, oitenta anos depois, seria fundado o povoado de TAUBATÉ.

1628 - Jacques Félix, o fundador de TAUBATÉ, recebeu as primeiras concessões oficiais de terras, na região compreendida entre Tremembé e Pindamonhangaba.

1636 - Jacques Félix recebeu a 20 de janeiro, uma provisão do Governador da Capitania de Itanhaém, Francisco da Rocha, com a incumbência de avançar pela região, na época denominada "Sertões dê Taubaté", extensa área, que incluía todo o Vale do Paraíba.

1639 - Jacques Félix recebeu, a 30 de junho, a confirmação da provisão anterior, com a autorização de Vasco da Mota, Capitão-mor Governador da Capitania de Itanhaém, para a concessão de datas de terras aos primeiros povoadores das terras da Condessa de Vimieiro - D. Mariana de Souza Guerra­donatária da Capitania de Itanhaém. A 13 de outubro, Jacques Félix, na qualidade de Capitão-mor, povoador de TAUBATÉ, recebeu ordens para iniciar o povoamento local, mandado construir a igreja matriz, casa para o conselho e cadeia pública, além de engenho de açúcar e moínho de farinha ­ núcleo inicial da futura vila

1641 - Jacques Félix concedeu, a 24 de maio, uma carta de sesmaria a seu filho, Domingos Dias Félix e seu neto, Jacques Félix (o moço), outorgando-Ihes uma data de terras na região de São Luiz do Paraitinga.

1645 - A 5 de dezembro, o povoado de TAUBATÉ recebeu do Capitão-mor Governador da Capitania de Itanhaém, Antonio Barbosa de Aguiar, foral de vila, com o nome de São Francisco das Chagas de TAUBATÉ.

1646 - Eleitos no final do ano anterior, tomaram posse, a 1o. de janeiro os oficiais e juizes do Conselho, passando a funcionar a Casa da Câmara de TAUBATÉ.

1664 - A população da vila de TAUBATÉ encaminhou uma petição à Ordem Franciscana, para que fosse fundado o Convento de Santa Clara.

1669 - Manuel da Costa Cabral, um dos primeiros povoadores de TAUBATÉ, fundou o arraial que daria origem à cidade de Tremembé (SP).

1674 - Fundação do Convento de Santa Clara, a 25 de março, construído em local elevado, que na época, ficava fora do perímetro urbano de TAUBATÉ.

1681 - Os bandeirantes Miguel Garcia de Almeida e João Lopes de Luna, ambos moradores em TAUBATÉ, fundaram o povoado de Ribeirão do Carmo (MG).

1690 - O Arraial do Serro (MG), foi fundado pelos bandeirantes Antonio Rodrigues Arzão e Antonio Soares, moradores em TAUBATÉ.

1693 - Antonio Rodrigues Arzão descobriu, oficialmente, as primeiras amostras de ouro no sertão de Casa da Casca (MG).

1694 - Os bandeirantes Antonio Rodrigues Arzão e Antonio Torres, moradores em TAUBATÉ , fundaram o povoado de Casa da Casca, origem da cidade de Caeté (MG).

1695 - D. Cesar Antônio Paes de Sande, Governador do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, assinou Carta de Provisão, criando em TAUBATÉ uma das primeiras Casas de Fundição e Quintos do Ouro do Brasil, sendo provedor, o bandeirante Carlos Pedroso da Silveira, morador em TAUBATÉ.

1696 - O bandeirante Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, morador em TAUBATÉ, fundou o povoado de Mariana (MG).

1697 - A Casa de Fundição do Ouro em TAUBATÉ arrecadou, a partir de 1696, a quantia de 3 arrobas e 4 arretéis de ouro (ou 14,038 oitavas) o que corresponde a aproximadamente 50 quilos de ouro, como cobrança do Quinto Real (20%) de imposto colonial pago ao governo português.

1699 - Antonio Dias de Oliveira, bandeirante morador em TAUBATÉ , encontrou ouro no ribeirão do Tripuí, dando início ao arraial que deu origem à vila de N. Sr!! do Pilar de Ouro Preto, posteriormente denominada Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto (MG).

1700 - Teve início em TAUBATÉ, a construção da igreja de N. Sra. do Rosário (dos Homens Pretos). Nesse mesmo ano foi criada a Comarca do Norte, a 29 de outubro, também chamada Comarca de TAUBATÉ. Ainda nesse ano, o bandeirante Antonio Siqueira Albernaz, morador em TAUBATÉ , fundou o povoado de Guarapiranga, atual município de Piranga (MG).

1702 - O bandeirante Tomé Portes DeI Rei, morador em TAUBATÉ , fundou os povoados de São João Dei Rei e São José DeI Rei, atual cidade de Tiradentes (MG).

1705 - O bandeirante Jorge Dias Velho, morador em TAUBATÉ , fundou o arraial de Caçapava (atual bairro de Caçapava Velha), núcleo de origem da cidade de Caçapava (SP). Naquele mesmo ano, foi concluída em TAUBATÉ a igreja de N. S@ do Rosário, que na época situava-se fora do perímetro urbano da vila.

1708 - Reuniram-se em TAUBATÉ, paulistas e taubateanos para, juntos, organizarem o combate aos "emboabas", em represália ao episódio ocorrido no "Capão da Traição" (MG).

1709 - Partiram de TAUBATÉ para a região mineradora, paulistas com taubateanos para, sob o comando do bandeirante Amador Bueno da Veiga – nomeado cabo-maior dos paulistas - combaterem os portugueses e nortistas (os "emboabas") pela posse das minas, no movimento nativista conhecido como "Guerra do Emboabas".

1710 - O bandeirante Miguel Garcia de Almeida, morador em TAUBATÉ, fundou o povoado de Aiuruoca (MG).

1711 - André João Antonil - pseudônimo do religioso italiano, Giovanni Antonio Andreoni - publicou em Lisboa a obra intitulada "Cultura e Opulência do Brasil por suas Drosas e Minas", onde descreveu o roteiro para as minas, a partir de TAUBATÉ.

1717 - D. Pedro Miguel de Almeida Portugal, Conde de Assumar, passou por TAUBATÉ, em direção às minas, para assumir o posto de Capitão Geral das Minas Gerais, para o qual fora nomeado.

1745 - I Centenário de elevação de TAUBATÉ à ategoria e vila.

1746 - A )Q de janeiro, a Câmara de TAUBATÉ completou seu Q Centenário.

1747 - O licenciado Timóteo Coitêa de Toledo, obteve licença da Cúria de São Paulo, passada pelo Bispo D. Bemardo Rodrigues Nogueira, em 12 de dezembro, autorizando a construção da Capela de N. Sra. do Pilar, em TAUBATÉ.

1748 - Timóteo Coitêa de Toledo celebrou, a 5 de junho, um contrato com o mestre de obras Francisco Veloso de Aguiar, para dar início à construção da Capela de N. Sra. do Pilar.

http://www.taubate.sp.gov.br/estage/historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário